domingo, 11 de maio de 2008

COMO PROGRAMEI AS AULAS DE FONÉTICA E FONOLOGIA, NA UVA, EM SOBRAL, CEARÁ







UVA – Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – Curso de Letras
DISCIPLINA: LEITURA E ESCRITA, 60 h/a - Prof. Vicente Martins
Período: 04 de junho a 11 de setembro de 2008

PROGRAMAÇÃO DE AULAS
Leituras Orientadas:

Textos
Bibliografia compulsada
1. NETTO, Waldemar Ferreira. Introdução à fonologia da língua portuguesa.São Paulo: Hedra, 2001. p.31-139.
2.
SILVA, Thaïs Cristófaro. Fonética e fonologia do Português: roteiro de estudos e guia de exercícios. 8 ed. São Paulo: Contexto, 2005. p. 11-47; 117-182.
Ordem das aulas

Unidade I – Fonética, Fonologia e Ortografia no âmbito da Gramática Normativa. Exposição oral do professor sobre seu plano de docência: programa de disciplina e programação de aulas da disciplina Fonética e Fonologia do Português e seu lugar na formação do profissional de Letras.
Unidade I – Fonética, Fonologia e Ortografia no âmbito da Gramática Normativa. Exposição oral do professor sobre a abordagem tradicional e normativa do ensino de fonética, fonologia e ortografia da língua portuguesa. Os principais conceitos dos estudos fonéticos, fonológicos e ortográficos. Material selecionado pelos alunos.
Unidade I – Fonética, Fonologia e Ortografia no âmbito da Gramática Normativa. Leitura, discussão e seminário temático, através de grupos de estudos, sobre a abordagem tradicional e normativa do ensino de fonética, fonologia e ortografia da língua portuguesa. Os principais conceitos dos estudos fonéticos, fonológicos e ortográficos. Material selecionado pelos alunos
7Unidade II – Fonética Articulatória: produção dos sons na língua portuguesa. Estudo dos principais conceitos da Fonética Articular, particularmente, os relacionados com os órgãos ativos e passivos do Aparelho Fonador. Tomaremos como referência Texto 2.

Unidade II – Fonética Articulatória: produção dos sons na língua portuguesa. Estudo dos principais conceitos da Fonética Articular, particularmente, os relacionados com os órgãos ativos e passivos do Aparelho Fonador. Tomaremos como referência Texto
Unidade II – Fonética Articulatória: produção dos sons na língua portuguesa. Estudo dos principais conceitos da Fonética Articular, particularmente, os relacionados com os órgãos ativos e passivos do Aparelho Fonador. Tomaremos como referência Texto 2Unidade III – Formação da fonologia da Língua Portuguesa. Exposição oral do professor sobre os critérios fonéticos para a classificação das vogais e consoantes da língua portuguesa. Seminários Temáticos sobre tópicos dos estudos dos segmentos consonantais e vocálicos e categorias descritivas da fonética e fonologia da língua portuguesa.

Unidade III – Formação da fonologia da Língua Portuguesa. Exposição oral do professor sobre os critérios fonéticos para a classificação das vogais e consoantes da língua portuguesa. Seminários Temáticos sobre tópicos dos estudos dos segmentos consonantais e vocálicos e categorias descritivas da fonética e fonologia da língua portuguesa.
Unidade III – Formação da fonologia da Língua Portuguesa. Exposição oral do professor sobre os critérios fonéticos para a classificação das vogais e consoantes da língua portuguesa. Seminários Temáticos sobre tópicos dos estudos dos segmentos consonantais e vocálicos e categorias descritivas da fonética e fonologia da língua portuguesa.
Unidade III – Formação da fonologia da Língua Portuguesa. Exposição oral do professor sobre os critérios fonéticos para a classificação das vogais e consoantes da língua portuguesa. Seminários Temáticos sobre tópicos dos estudos dos segmentos consonantais e vocálicos e categorias descritivas da fonética e fonologia da língua portuguesa.
Unidade III – Formação da fonologia da Língua Portuguesa. Exposição oral do professor sobre os critérios fonéticos para a classificação das vogais e consoantes da língua portuguesa. Seminários Temáticos sobre tópicos dos estudos dos segmentos consonantais e vocálicos e categorias descritivas da fonética e fonologia da língua portuguesa.

Unidade III – Formação da fonologia da Língua Portuguesa. Exposição oral do professor sobre os critérios fonéticos para a classificação das vogais e consoantes da língua portuguesa. Seminários Temáticos sobre tópicos dos estudos dos segmentos consonantais e vocálicos e categorias descritivas da fonética e fonologia da língua portuguesa.

Unidade III – Formação da fonologia da Língua Portuguesa. Exposição oral do professor sobre os critérios fonéticos para a classificação das vogais e consoantes da língua portuguesa. Seminários Temáticos sobre tópicos dos estudos dos segmentos consonantais e vocálicos e categorias descritivas da fonética e fonologia da língua portuguesa.
Unidade III – Formação da fonologia da Língua Portuguesa. Exposição oral do professor sobre os critérios fonéticos para a classificação das vogais e consoantes da língua portuguesa. Seminários Temáticos sobre tópicos dos estudos dos segmentos consonantais e vocálicos e categorias descritivas da fonética e fonologia da língua portuguesa.

Unidade– Revisão dos principais tópicos da disciplina Fonética e Fonologia do Português. Auto-avaliação oral do professor e alunos e avaliação autêntica dos alunos sobre seu desempenho na disciplina Fonética e Fonologia do Português.
Período para aplicação de NAF e resolução de pendências de notas de alunos: 17 a 25 de setembro de 2008.

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